5 dicas simples de como economizar dinheiro para viajar

0
917
5 dicas simples de como economizar dinheiro para viajar

Nesta época do ano, a internet é inundada com resoluções, reflexões sobre o ano que esta acabando e planejamentos para o ano que se iniciará. Muita gente quer perder peso, fazer alguns cursos e também pesquisa por dicas de como economizar dinheiro e viajar mais. Este último, sem dúvidas, é o nosso favorito.

No entanto, a maioria das pessoas (por engano) acha que não têm dinheiro para viajar.

O problema muitas vezes, na verdade, não é a falta de dinheiro, mas sim quais são as prioridades:

Calma! Esse não é mais um artigo que vai falar para você nunca mais comer fora. A gente não diria isso, até porque não foi desse jeito que economizamos. Mas é importante estabelecer prioridades, você tem que ter o controle de onde está gastando o seu dinheiro; independente se você vai viajar ou não.

Sabemos que não é algo que costumamos fazer, pois não fomos educados pra isso no Brasil. Passamos a entender melhor a nossa relação com o dinheiro quando ficamos mais maduros, aprendemos um pouco sobre educação financeira na marra.

Pergunte a si mesmo: “Eu preferiria ter uma casa cheia de coisas ou um passaporte cheio de carimbos?”.  “Eu preferiria ter um novo iPhone ou uma passagem de ida e volta para a Europa?”. “Eu realmente preciso de comer fora todos esses dias ou eu poderia guardar esse dinheiro para uma refeição na praia?”

5 dicas simples de como economizar dinheiro para viajar
Praia de La Paloma, Uruguai

Da nossa experiência para você: aqui estão as 5 dicas que são simples e vão te ajudar a economizar uma grana para viajar:


1. Tenha um plano:

Esta dica é uma bem básica. Primeiro você decide que viagens gostaria fazer e quanto elas custariam. Pegue o montante total e, em seguida, divida por 12 (o número de meses do ano). A cada mês você automaticamente separa o valor correspondente a uma parcela. Pode ser colocando num cofrinho físico ou transferindo esse montante para uma conta corrente ou poupança. Durante o ano a grana estará lá e você vai acompanhando em sites de buscas de passagens e promoções de pacotes se aparece alguma boa oferta. Fácil, automático, simples.

2. Venda as coisas que não usa mais: 

Uma boa forma de economizar dinheiro seria vender as coisas que você não usa mais, ou que não servem, ou simplesmente porque não as quer mais. Há diversas formas de vender, existem sites para venda online, como o Enjoei, mas há também a possibilidades de fazer um bazar presencial.

Com a ajuda do Facebook, por exemplo, você pode criar um evento para divulgar aos amigos, para os amigos dos amigos e assim por diante. Dê uma olhada nas suas coisas, com certeza você encontrará dezenas roupas e objetos passíveis de venda.

3. Guarde todas moedas e notas pequenas:

Crie o hábito de não gastar as suas moedas (principalmente as de 1 real) e também as notas de 2 reais e guarde-as em um cofrinho que esteja sempre a sua vista. Parece pouco, mas no final do mês você pode se surpreender!

5 dicas simples de como economizar dinheiro para viajar
Jardim Japonês em Buenos Aires

4. Negocie preços:

Se você quer uma boa dica deste post é: tudo nesta vida é negociável.  Se você acha que está pagando demais na TV a cabo / telefone celular / internet, ligue para a operadora e comece a “chorar” por descontos. Uma ou duas vezes por ano, a gente gasta uns 30 minutos no telefone pedindo para reduzir o valor do pacote.

Ligue e diga que quer cancelar ou que vai mudar de companhia se eles não oferecem algo melhor ou que concorrência você encontrou uma melhor oferta. É batata! Nove em cada dez vezes, funciona. Vai dar um pouco de trabalho, mas a economia será considerável.

5. Brinque de “ou isto ou aquilo”: 

Para cada compra considere o que poderia comprar com esse dinheiro em vez daquilo que está comprando. Gastar R$ 100,00 em um jantar poderia ser melhor utilizado em vários dias de comida de rua na Tailândia. Não há outro restaurante mais em conta que também seja bom? Uma bolsa de R$ 300,00 são muitos dias num Hostel, por exemplo. Você realmente precisa destas coisas?

Se a sua prioridade é viajar, você provavelmente já tem o dinheiro, só está sentado em cima dele. Viajando por 5 meses como estamos agora, percebemos que gastávamos demais com coisas que realmente não precisávamos! É perfeitamente possível viver com menos coisas. Simplifique a sua vida.

5 dicas simples de como economizar dinheiro para viajar

A nossa vida toda está em uma mala, uma backpack e um par de mochilas pequenas. Somente isso, e é mais do que suficiente. Acredite. Direcione o seu dinheiro em algo que realmente seja importante e imprescindível para você. Viajar é extremamente prazeroso e não precisa ser um martírio juntar grana pra isso.

Há uma frase muito conhecida e verdadeira que diz: “Viajar é a única coisa que você pode comprar que vai te deixar mais rico”. É a mais pura verdade. Gaste o seu dinheiro para viver experiências, pois não há um só viajante que retorne do lugar que sempre quis conhecer da mesma forma que foi.

5 dicas simples de como economizar dinheiro para viajar
Laguna de Rocha, Uruguai

Deixe seu comentário!