5 Precauções Indispensáveis Para Uma Longa Viagem

0
1067
5 Precauções Indispensáveis Para Uma Longa Viagem

Nós realizamos a nossa 1ª longa viagem em maio de 2016 pela América do Sul e já contamos para vocês aqui os 10 erros que cometemos ao nos tornarmos nômades digitais e viajantes. Hoje vamos comentar as 5 precauções que consideramos indispensáveis para você que está planejando uma longa viagem, seja você nômade digital ou não.

Vamos à lista!

1 – Autorizar transações bancárias internacionais no seu banco

5 Precauções Indispensáveis Para Uma Longa Viagem

A 1ª precaução que entendemos indispensável é autorizar transações internacionais junto ao seu Banco.

Há diversas formas de movimentar seu dinheiro fora do país. Algumas pessoas optam por cartões de “recarga”, como o Visa Travel Money, no qual você abastece com dólares, euros ou libras e usa para débito e saques.

No nosso caso não havia opções para carregar em Pesos.

Logo, tivemos que descartar essa opção e utilizar os cartões dos nossos bancos para efetuar saques. Para isso, você deve entrar em contato com a instituição financeira e solicitar essa autorização.

A única parte chata é que tínhamos que renovar essa autorização a cada mês, portanto, fique atento para não correr risco de ficar sem dinheiro.

2 – Ter um cartão de crédito internacional

Houve um tempo que utilizar o cartão de débito internacionalmente era mais vantajoso do que o cartão de crédito, pois não era cobrado o IOF. Infelizmente, esse tempo passou e agora incidem sobre ambos o mesmo imposto.

Nós estamos muito habituados ao cartão de crédito, conseguimos planejar melhor os nossos gastos dessa forma (é algo muito pessoal), portanto além do débito utilizamos o cartão de crédito durante a nossa longa viagem.

Assim como no débito você também deve pedir autorização a administradora do cartão (visa, master, etc). A parte boa é que a autorização para uso internacional pode ser de até 6 meses, normalmente.

3 – Tomar vacinas

Dos 4 países que moramos (Uruguai, Argentina, Chile e Bolívia) em nenhum deles havia uma solicitação obrigatória relacionada à vacinas e ao certificado internacional de vacinação.

Porém, precavido que somos (e como mudamos de ideia muito rápido no que se refere à roteiro) lemos em alguns blogs de viagem sobre a obrigatoriedade da vacina de febre amarela em alguns países.

Decidimos então nos vacinar e pegar o certificado internacional para viajarmos tranquilos e protegidos.

Aqui você encontra detalhes sobre o agendamento da vacina e retirada do certificado.

4 – Eleger um procurador

Enquanto você está lá curtindo as dores e as delícias de uma longa viagem, talvez você precise resolver algum problema ou tomar alguma decisão nesse período – vender ou adquirir imóveis, carros, movimentações bancárias mais parrudas, inventários e etc.

Para que nada atrapalhe a sua viagem, indicamos que você deixe uma procuração pública (feita em cartório) para alguém de sua confiança.

Nós elegemos nossos pais, mas não há qualquer obrigatoriedade na escolha.

 

5 – Contratar um seguro viagem

5 Precauções Indispensáveis Para Uma Longa Viagem

Para viajar pela América do Sul não há obrigatoriedade na contratação de seguro viagem e apresentá-lo na fronteira, mas isso não é desculpa para viajar por aí sem proteção.

Nos custos da sua longa viagem o seguro viagem DEVE estar incluído.

Obviamente, esperamos não utilizar nunca, porém é altamente indicado que você contrate. Imagina só ter uma emergência em um outro país, falando outra língua com um monte de desconhecidos e ainda sem seguro viagem?! Não dá!

Nós contratamos o da Mondial Travel, eles tem atendimento em Português. Há também a World Nomads e muitas outras.

Faça pesquisas e cotações analisando calmamente todas as coberturas oferecidas por cada empresa. Não tenha pressa nesse quesito.

Dica extra: contratar um seguro para equipamentos.

5 Precauções Indispensáveis Para Uma Longa Viagem

Na mesma linha do item anterior, nós indicamos veementemente que você contrate um seguro para seus equipamentos.

No nosso caso viajamos com todos os nossos equipamentos de trabalho (celulares, notebooks, câmeras profissionais e etc), é totalmente indispensável contratar um seguro para, se algo der errado, você tem como recuperar parte do prejuízo.

Fizemos cotação junto à Kertzmann e à Porto Seguro.

5 Precauções Indispensáveis Para Uma Longa Viagem

Essas foram as nossas precauções indispensáveis na hora da preparação de uma longa viagem.

E as suas quais foram? Gostaram das nossas dicas? Sentiu falta de alguma precaução indispensável? Conta pra gente.

Deixe seu comentário!